História de Bofete

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Em 1840 apareceram os primeiros sertanistas que aqui se fixaram, vindo de Minas Gerais. Por existir grande quantidade de Samambaia passou a chamar-se o povoado de Samambaia, onde foi construída a primeira igreja católica.

No ano de 1986 o sertanista Vicente Ferreira doou uma área de terra à igreja recém-construída, bem como a imagem de Nossa Senhora da Piedade, que ficou sendo padroeira, passando essa área de terra a ser "Patrimônio Nossa Senhora da Piedade". Em 28 de fevereiro de 1866, foi elevada a categoria de destrito com o nome de freguesia do Rio Bonito. O município passou a denominar-se Bofete por força da lei 1828, de 21 de janeiro de 1921, que contava com a população de 12.700 habitantes, tendo uma área de 846 Km2.

No ano de 1913, pelo decreto estadual nº 907, foi desmembrado do município de Bofete, o distrito de Pirambóia, ficando Bofete com uma área 656 Km2, a qual mantém até hoje.

Na cidade de Bofete, houve muito progresso, mas no ano de 1940 teve início o êxodo rural, em virtude de o território situar-se numa região arenosa. Em pouco tempo suas terras foram perdendo a fertilidade, as grandes causas foram as constantes queimadas e desmatamentos da área. 

No ano de 1953, iniciou-se a construção de um jardim, localizado à frente da igreja a qual passou a chamar-se Praça da Matriz.

© Copyright 2017 Turismo em Bofete. Cidade Minha. Todos os direitos reservados.

Buscar